segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Karatê Moderno

O karatê é um estilo clássico de luta milenar, é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob influência do Chuan fã chinês e dos Koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta), incorporando aspectos das disciplinas guerreiras, ou budõ


A influência chinesa foi maior num primeiro estágio de desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional. Depois,devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e, nesse período, o modelo tendeu a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais diretos e renunciando àquilo que não seria útil ou que fosse mero floreio.


O repertório técnico da arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase, dependendo de onde ou qual estilo ou escola se aprende karatê.

Pela proliferação de outras artes marciais como Muay thai ou kung fu, o karatê perdeu fama, mas hoje se reergue com força, graças a representantes do estilo clássico do karatê como Lyoto Machida e Família.

Rápida, precisa, e eficiente, o Karatê é umas das melhores modalidades de combate existentes, e é essencial o conhecimento de tal modalidade para ser um bom lutador completo de artes marciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário