domingo, 13 de janeiro de 2013

Fan Tsi Eagle Claw "Garra de águia"







Garra de águia ou Shaolin "Fan Tsi Eagle Claw" é uma série de técnicas de luta do tradicional kung-fu chinês. Esse estilo de kung-fu do norte foi desenvolvido e amplamente usado na China. Foi desenvolvido e usado pelo famoso general militar, Ngok Fei, para treinar seus soldados.



 O kung-fu Garra de Águia foi criado na dinastia Sung. Esta popularidade, entretanto, só veio na dinastia Ming. O desenvolvimento histórico do kung-fu Garra de Águia é a seguinte: Um monge chamado Lai Chun, que foi um famoso praticante do estilo Fan Tsi (estilo acrobático),desenvolvera um interesse nas técnicas de Garra de Águia, por serem muito úteis e eficientes. Ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e improvisando as técnicas Fan Tsi e Garra de Águia que ele incorporou em uma nova série de técnicas de luta em um sistema único passando chamar-se, "Ien Jiao Fan Tsi (Garra de Águia Acrobático)".
Essas técnicas foram então 
passadas para um monge chamado Tao Chaig que passou para um monge chamado Fat Sing. Até esse período essas série de técnicas foi somente ensinada para monges budistas e então, essas técnicas não foram conhecidas por muitas pessoas. No final da Dinastia Qing, um homem chamado Lau Si Chun, de Huibei herdou essa técnicas de luta de Fat Sing. Lau Si Chun passou 30 anos praticando. Ele tornou-se famoso em Beijing por causa de seu conhecimento e habilidade em "Shaolin Fan Tsi Ien Jiao" (Shaolin Garra de Águia Acrobático). Lau Si Chun também se especializou na técnica do "Daí Gong Gee" (bastão longo), por causa de sua performance notável nas velhas competições de kung-fu. Alguns anos mais tarde, ele passou toda sua técnica para seu sobrinho Lau Sing Yau. Lau Sing Yau então passou esse conhecimento para seu terceiro filho Lau Kai Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng. Lau Kan Man passou o kung-fu Garra de Águia para seu sobrinho Lau Fat Mang (7ª Geração dos Grãos Mestres).






















2 comentários:

  1. A chave da tecnica Garra de Aguia e jamais atacar. O verdadeiro praticante desse estilo esperara a iniciativa do oponente para somente entao fazer uso de sua garra. As tecnicas Chin Na de chaves, imobilizacoes e fraturas do Eagle Claw sao, ao meu ver, as mais eficientes do Wushu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nóssa você parece mesmo entender desse estilo.
      Eu aprendi muito pouco com um amigo que treinava, eu fui atacar ele a alguns anos, e sem sucesso, fiquei surpreso com os movimentos dele, nunca tinha visto.

      Excluir